Como escolher uma pá carregadeira?

As máquinas pesadas merecem toda a atenção no processo de aquisição. Afinal, é um investimento essencial para o funcionamento dos principais setores. Muitos deles, responsáveis por mover a economia do país.

Por exemplo, você sabe como escolher a melhor pá carregadeira? Essa seleção está diretamente ligada à produtividade dos negócios. Entretanto, diversos fatores devem ser levados em conta na hora de fazer a compra.

O primeiro passo para fazer uma compra sem risco de dores de cabeça no futuro é pensar sobre o seu objetivo com o uso da pá carregadeira. Por exemplo, a capacidade desta máquina pesada é um fator crítico.

Nesse sentido, preparamos um guia completo para acompanhá-lo ao longo dessa gratificante jornada. Desse modo, aprender como escolher uma pá carregadeira, será uma tarefa mais simples. Continue a leitura e saiba tudo sobre o universo das pás carregadeiras!

Para que serve uma pá carregadeira?

O primeiro passo para saber como escolher uma pá carregadeira é entender mais sobre o funcionamento do equipamento. Por mais que você seja experiente no setor de máquinas pesadas, é fundamental se manter atualizado sobre as funções e tipos de máquinas que surgem com frequência no mercado.

Afinal, existem diversos modelos, preços, potências e tamanhos de pás carregadeiras. O segredo para fazer uma boa escolha é entender que cada máquina é feita para cumprir determinadas tarefas. Logo, pense na aplicação da sua nova pá carregadeira e no ambiente onde ela irá operar.

Tipos de pás carregadeiras

Assim como vários tipos de máquinas pesadas, existem dois tipos de pás carregadeiras: a pá carregadeira sobre rodas e a sobre esteiras. A seguir, entenda as particularidades de cada modelo:

Sobre rodas: essa máquina é indicada para solos firmes e secos. Além disso, tem como função extra a terraplanagem, é veloz e indicada para serviços que necessitam de agilidade na execução.

Sobre esteiras: recomenda-se esse modelo para operar em solos irregulares, acidentados e úmidos. A estrutura de locomoção garante estabilidade na direção e evita problemas como o atolamento.

Funções

Como você já sabe, essas máquinas pesadas são ideais para, praticamente, todo tipo de solo. Logo, fica mais simples pensar sobre o ambiente onde a máquina será operada.

As pás carregadeiras foram criadas para facilitar o trabalho humano e, assim, realizar tarefas que seriam impossíveis ou extremamente difíceis para nós. Além de, é calor, movimentar, carregar e descarregar grande quantidade de carga de caminhões, elas podem ajudar em muitas outras operações. Confira alguns exemplos:

  • Manobra de vagões de trem;
  • Abertura de estradas;
  • Tracionamento;
  • Nivelamento;
  • Terraplanagem.

Do setor de mineração ao produtivo: a pá carregadeira se mostra uma máquina essencial para a produtividade dos negócios. Logo, é indispensável em locais de grande fluxo de trabalho. Confira alguns dos setores que empregam esse tipo de máquina para funcionar:

  • Fazendas;
  • Construção civil;
  • Agroflorestal;
  • Químico;
  • Mineração.

Qual é a CNH correta para operar máquinas pesadas?

Movimentar grandes quantidades de terra, pedras e outros materiais pesados, requer determinadas habilidades de condução. Logo, a Carteira Nacional de Habilitação é indispensável para garantir a segurança do operador.

A CNH indicada para esse tipo de trabalho é a categoria D ou E. Além disso, algumas máquinas exigem um curso de tratorista para serem operadas com mais facilidade.

Dicas para escolher uma pá carregadeira

Você já conhece os princípios básicos para selecionar o tipo de pá carregadeira para atender às suas necessidades. Agora, vamos mostrar a você dicas essenciais para ajudá-lo a selecionar um modelo para chamar de seu. Confira:

1. Tipo de motor

Os modelos de motores com quatro cilindros são recomendados para operações que exigem mais movimentação. Logo, escolha esse modelo para economizar no valor e também no combustível. Afinal, ele atenderá às suas necessidades com um excelente custo-benefício.

Em contrapartida, motores de seis cilindros são ideais para trabalhos que exigem alta potência e maior torque. As operações na área de mineração e agroflorestal exigem essas pás carregadeiras, que possuem total capacidade para lidar com trabalhos pesados. O modelo FZBR 920, por exemplo, é uma pá carregadeira a diesel, com motor quatro cilindros, versátil e que tem habilidade para lidar com diversos tipos de trabalho e movimentação. Já o nosso modelo FZBR 970, tem motor 6 cilindros e 16 toneladas de peso operacional, nossa maior pá carregadeira com muita potência para grandes desafios. 

2. Carga de tombamento

A pá carregadeira é uma máquina desenvolvida para operar conforme um elemento chamado de carga de tombamento. Esse conceito se refere à carga máxima colocada na pá até que os pneus traseiros da máquina não tenham contato com o solo.

A carga de tombamento considera o equipamento parado ou em movimento. Esse critério é essencial para avaliar a capacidade técnica da pá carregadeira. Além disso, ter esse conhecimento é fundamental para que o operador conheça a capacidade de carga da máquina.

3. Carga máxima

Por sua vez, a carga máxima também é um requisito essencial na hora de escolher sua pá carregadeira. Esse critério avalia a capacidade que a pá do equipamento consegue carregar. O número é fornecido em metros cúbicos e considera materiais em monte ou espalhados.

A densidade da carga também deve ser avaliada. Logo, fique atento a esse critério na hora de escolher sua máquina pesada.

4. Força de desagregação

Essa força se refere ao peso máximo que a pá carregadeira consegue levantar sem prejudicar sua estrutura. Esse critério avalia apenas os dados estruturais no equipamento, ignorando o tombamento e outros dados do solo como a falta de nivelamento, por exemplo.

Portanto, antes de escolher sua máquina pesada avalie esses critérios específicos. Além disso, durante a operação, evite superar qualquer um desses índices para evitar acidentes ou danos à pá carregadeira.

5. Implementos

Na hora de escolher a melhor pá carregadeira, considere que algumas são equipamentos multiuso. Logo, essas máquinas são indicadas para operadores que desejam aproveitar um único equipamento para várias funções.

Nesse sentido, o segredo para escolher o modelo certo é contar com um sistema de engate rápido. Assim, por meio de um sistema hidráulico, você conseguirá trocar de forma automática a caçamba da máquina pesada.

Tradicionalmente, as pás carregadeiras são equipadas com a caçamba, também conhecida como concha. Afinal, ela é a alternativa mais eficiente quando se trata de movimentar materiais como entulho, areia e britas, por exemplo.

6. Custo-benefício

De nada adianta escolher o modelo mais caro ou tradicional na hora de escolher a melhor pá carregadeira. Afinal, mesmo que essa máquina seja proveniente de marcas tradicionais, ela pode não atender às suas necessidades.

Logo, é essencial fazer pesquisas e se atentar às suas necessidades. Assim, você evitará problemas futuros na sua máquina e não correrá o risco de escolher o modelo errado.

Hoje, no Brasil, existem opções de máquinas pesadas nacionais, montadas com peças importadas. Com mecânicas simples, elas atendem às mais diversas necessidades de trabalho.

7. Assistência técnica e manutenção

Um dos fatores mais importantes antes de escolher a melhor pá carregadeira, é verificar a disponibilidade de assistência técnica específica para a sua máquina na região. Afinal, no caso de reparos, você não precisará deixar o trabalho parado por muito tempo enquanto espera pelo serviço de um especialista.

A manutenção também é um fator essencial na sua escolha. Afinal, de nada adianta escolher uma pá carregadeira com características modernas, mas que demanda de manutenções frequentes e de alto custo.

Vantagens de se comprar máquinas pesadas em montadoras brasileiras

A modalidade de compra programa já é uma realidade no mercado de máquinas pesadas do país. Montadas em território nacional, elas demandam entre três a quatro meses para serem entregues ao proprietário. Mas, onde comprar máquinas pesadas montadas no Brasil?

A Forza BR é uma empresa que atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro. Especializada na montagem de máquinas pesadas e com peças de alto padrão importadas, ela conta com grande estoque de peças no Brasil.

Além disso, oferece modelos de pá carregadeira com preço de fábrica e que operam com mecânica simples e eficiente. Afinal, o foco da empresa é oferecer condições para elevar a produtividade dos negócios brasileiros.

A manutenção das pás carregadeiras é simples. Além disso, você contará com mecânicos especializados em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos relacionados