Empilhadeira elétrica: conheça os 10 benefícios dessa máquina para os setores de logística e movimentação

Você sabe quais são as vantagens da empilhadeira elétrica? Um dos maiores desafios dos setores de logística e movimentação está relacionado ao armazenamento. Nesse sentido, os gestores buscam, diariamente, otimizar a ocupação dos galpões, agilizar o transporte de materiais indoor e economizar nos custos da operação.

Ao longo deste artigo, você verá que o uso de empilhadeiras elétricas é adequado até mesmo para trabalhos em espaços menores. Além disso, esses equipamentos facilitam movimentações complexas e agilizam o processo de armazenamento.

Compactas, essas máquinas podem elevar cargas com segurança, aumentar a produtividade e até mesmo evitar problemas de saúde nos operadores. Usar uma empilhadeira elétrica nos setores de logística e movimentação é uma escolha segura e que garante a agilidade da operação. 

Afinal, esses equipamentos foram desenhados para serem sustentáveis, reduzir custos e aumentar os lucros. No mercado, existem opções ergonômicas, fáceis de se usar e equipadas com tecnologias que permitem elevações de até cinco metros de altura. Entretanto, alguns modelos podem atingir os 13 metros de altura. A capacidade de carga dessas máquinas permite que elas elevem até XX toneladas/quilos. Continue a leitura e confira mais vantagens da empilhadeira elétrica.

Vantagens da empilhadeira elétrica

As vantagens das empilhadeiras elétricas já são conhecidas pelos países da Europa e os Estados Unidos. No Brasil, os modelos mais usados no setor de logística e atacado são os movidos a combustão. Afinal, as vantagens dessas máquinas para a logística e o atacado são notáveis em negócios de pequeno ou grande porte. A seguir, você conhecerá as vantagens das empilhadeiras elétricas e poderá analisar se elas atenderão às necessidades da sua empresa.

1. Economia

Antes de tudo, saiba que empresas que buscam por uma solução econômica e fácil de usar, podem encontrar as empilhadeiras elétricas como a solução ideal. Além disso, é uma alternativa de curto prazo para reduzir custos.

2. Consciência ambiental

De acordo com a revista Logística & Supply Chain, uma empilhadeira convencional com carga de 2,5 toneladas pode emitir cerca de 16 toneladas de dióxido de carbono ao longo de sua vida útil. Essas estatísticas mostram o papel das empresas no aumento da pegada de carbono no planeta. Esse índice gera sérias consequências que variam de catástrofes naturais ao aquecimento global.

Em contrapartida, uma empilhadeira elétrica não emite poluentes, portanto, é uma excelente escolha para empresas que desejam operar de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente. Mesmo que sejam empilhadeiras sem impacto ambiental, não se engane com sua capacidade. Afinal, as empilhadeiras elétricas são altamente potentes e adequadas para todos os portes de negócios.

3. Saúde dos operadores

A ausência de emissão de carbono, além de beneficiar o meio ambiente, impacta de maneira direta a saúde dos operadores. Geralmente, os setores de logística e movimentação utilizam galpões fechados em suas operações. As empilhadeiras convencionais emitem gases tóxicos e de exaustão, o que pode prejudicar a saúde dos trabalhadores, gerando problemas e doenças no longo prazo. Desse modo, ao investir em uma frota de empilhadeiras elétricas, você evitará problemas de saúde na sua equipe.

4. Eficiência energética

As empilhadeiras elétricas, normalmente usam lítio ou chumbo para gerar energia. Ambos os modelos são recarregáveis e aumentam em 30% a eficiência energética. Por exemplo, a empilhadeira FZE 1530 opera durante cinco horas com uma única carga. Além disso, alguns dos materiais usados nas baterias são recicláveis. Se você quer uma solução eficiente e sustentável, invista nessas máquinas pesadas movidas a eletricidade. Assim, você dará um passo a mais para o futuro.

5. Ausência de poluição sonora

Os motores movidos por combustão interna geram ruídos que podem poluir o local de trabalho e prejudicar a saúde auditiva das pessoas. Operações silenciosas evitam problemas de comunicação e ainda causam efeitos de curto prazo como dores de cabeça, estresse e cansaço. No longo prazo, galpões com altos níveis de ruído levam a danos auditivos nos operadores e até mesmo à perda da audição. Portanto, além de serem igualmente potentes em comparação com as empilhadeiras convencionais, as elétricas ainda evitam doenças nos operadores.

6. Versatilidade

Hoje, vemos empilhadeiras equipadas com motor movido a combustão funcionando em galpões. Entretanto, esse modelo é recomendado para operar somente ao ar livre. As empilhadeiras elétricas, por outro lado, operam em ambientes externos ou internos. O design compacto do chassi e a ausência de ruídos e gases poluentes faz com que elas sejam adequadas para todos os tipos de setores e espaços físicos. Desse modo, eles percorrem corredores estreitos ou amplos com facilidade e agilidade. Como resultado, os setores de logística e atacado se tornam mais eficientes e produtivos.

7. Bem-estar

Operadores felizes e confiantes são resultados de um ambiente de trabalho que oferece segurança, saúde e conforto. Em comparação com as empilhadeiras tradicionais, os modelos elétricos oferecem ao operador uma experiência de condução mais simples e sem imprevistos. Desse modo, há uma redução do tempo de inatividade, aumento da produtividade e do bem-estar da sua força de trabalho.

A ergonomia das empilhadeiras elétricas oferece configuração simples, facilidade de operação e conforto. Além disso, essas máquinas pesadas geram menos vibrações e são seguras, mesmo quando se trata de grandes volumes de carga (desde que estejam nos limites da empilhadeira).

8. Menor frequência de manutenção

As empilhadeiras elétricas possuem componentes simples. Por isso, são muito mais simples e econômicas quando se trata de manutenção. Além disso, dispensam troca frequente de fluidos e possuem muito menos chances de parar de funcionar no meio do expediente, fator essencial para a produtividade dos negócios. Assim, sua empresa terá menos custos operacionais e mais tempo de atividade. Esses dados podem impactar de forma decisiva os resultados da empresa.

9. Custo-benefício

Em geral, as empilhadeiras elétricas são mais econômicas do que as empilhadeiras movidas a gás ou diesel. Logo, as empilhadeiras elétricas são um investimento de longo prazo para reduzir os custos operacionais dos negócios. Afinal, elas aumentam de maneira significativa a produtividade da empresa.

10. Maior vida útil

Por ser equipada com componentes simples, as empilhadeiras elétricas funcionam de maneira segura e são confiáveis mesmo nos dias com maior necessidade de movimentação. Além disso, seu sistema elétrico e a parte mecânica são simples e robustos, a combinação perfeita para um equipamento com uma maior vida útil do que os modelos tradicionais.

Vale a pena comprar uma empilhadeira elétrica?

A maioria dos administradores procura por alternativas para aumentar a eficiência energética do negócio. Entretanto, como você já sabe, as empilhadeiras elétricas vão além e aumentam a produtividade da operação, reduzem custos e ainda minimizam impactos ambientais. Além disso, não exigem manutenções frequentes, possuem mínima necessidade de substituição de peças e, é claro, não requerem a compra de combustíveis fósseis.

Recomendamos que antes de comprar uma empilhadeira elétrica, você também faça um orçamento para a instalação de estações de recarga. Além da máquina, esse é o único investimento que você precisará fazer para colher os frutos de uma operação com eficiência energética a curto e longo prazo.

Antes de começar ou substituir sua frota de empilhadeiras, avalie as necessidades operacionais da sua empresa. Para ajudá-lo nesse processo, preparamos um guia com perguntas básicas para decidir se essas máquinas pesadas elétricas são a chave para aumentar os resultados do seu negócio.

  • A operação dispensa o uso de combustíveis?
  • As empilhadeiras operam no ambiente interno ou externo?
  • Quantas horas por semana as máquinas operam?
  • Qual é a capacidade máxima de levantamento de peso necessária para a operação?
  • Qual é a altura que a empilhadeira deve atingir?
  • Qual é o raio de giro dentro dos corredores de armazenamento?
  • Quais materiais serão transportados?
  • Os itens perecíveis, como alimentos e produtos, estão expostos aos gases tóxicos das empilhadeiras convencionais?
  • Quais são os níveis aceitáveis ​​de ruído e fumaça?
  • Quais são as expectativas de saúde e segurança do operador?
  • Quais são os impactos ambientais do modelo convencional versus o elétrico?
  • Quais são as condições de armazenamento de combustível?
  • Quais são os custos e prazos de manutenção?
  • Qual é o ciclo de vida e longevidade necessários para a empilhadeira?
  • Qual é o custo de compra de uma empilhadeira elétrica em comparação com uma máquina com motor movido a combustão?

Vantagens de se comprar máquinas em montadoras brasileiras

As empilhadeiras elétricas montadas em território nacional estão disponíveis para pronta entrega e compra programada, que demanda de três a quatro meses para ser entregue ao proprietário. No caso da segunda opção, os preços são ainda mais competitivos.

A Forza BR é uma empresa que atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro. Especializada na montagem de máquinas e com peças importadas, ela conta com grande estoque de peças no Brasil.

Além disso, oferece modelos de empilhadeiras elétricas e máquinas pesadas com preço de fábrica e que operam com mecânica simples e eficiente. Afinal, o foco da empresa é oferecer condições para elevar a produtividade dos negócios brasileiros.

A manutenção das pás carregadeiras é simples. Além disso, você contará com mecânicos especializados em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos relacionados