As expectativas para o agronegócio 2023 são positivas. Contudo, precisamos considerar alguns cenários para termos uma visão geral. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a maior novidade é o crescimento de 10,9% do setor.
Os responsáveis por esse crescimento são a produção vegetal e a animal. Agora, veja com detalhes:
- Em primeiro lugar, a produção de vegetais irá crescer 13,4%. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, as expectativas são de uma alta para o cultivo de milho e soja;
- Em seguida, podemos esperar um aumento da produtividade agropecuária. Logo, a expectativa é de que ele cresça 2,6%. Além disso, esperamos que a produção de suínos e bovinos seja o destaque.
A seguir, confira um gráfico que ilustra as expectativas para o agronegócio 2023.
Antes de mais nada, saiba que nem tudo são flores. Afinal, mesmo que esperemos resultados positivos, eles dependem de outros fatores. Por exemplo, os plantios e colheitas precisam ser feitos na época certa para maximizar a produtividade. Do mesmo modo, os problemas climáticos podem afetar essa alta no setor. Logo, esse cenário considera que o clima esteja propício para as culturas.
Agora, vamos considerar o valor bruto da produção. Em outras palavras, ele avalia a lucratividade da agropecuária “dentro da porteira”. Nesse sentido, se compararmos com o ano passado, esperamos uma alta de 1,1%. Esse valor, apesar de modesto, representa um grande impacto nos lucros dos produtores.
Além disso, a agricultura também aumentará as receitas dos produtores em 2,8%. Entretanto, desta vez, o destaque vai para os grãos. Especialmente a soja. Diante dessas expectativas para o agronegócio 2023, esperamos 42 milhões de toneladas a mais.
Isso corresponde a 15% de aumento se compararmos com o ano passado. Logo, se essa perspectiva se tornar real, o Brasil produzirá neste ano mais de 300 milhões de toneladas de grãos.
Essa alta mostra um aumento de áreas de cultivo. Somente se tratando de soja, houve um crescimento de 4% dos terrenos produtivos.
Contudo, não só os grãos são responsáveis pelos bons resultados que esperamos. Afinal, as oleaginosas também terão um aumento na produção. Isso porque o clima favorece a produtividade. Logo, esse alimento terá uma alta de 17% em relação ao ano de 2022.
Uma visão geral sobre o agronegócio em 2022
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, o ano passado foi marcado por desafios. Os principais foram o aumento das matérias primas do setor. Por exemplo, o elevado preço de fertilizantes e pesticidas.
Como consequência, a cana e a soja tiveram queda na produtividade. Portanto, essas dificuldades diminuíram a participação do setor no Produto Interno Bruto do Brasil. Afinal, teve uma queda de 4,1%.
Contudo, as expectativas para o agronegócio 2023 são mais otimistas. Afinal, a previsão é de que o aumento do setor no PIB do país aumente para 3,3%. Logo, a palavra que define o agronegócio este ano é a estabilidade. Especialmente no que se trata de:
- milho;
- soja;
- carne.
Logo, esses três elementos somam 58,4% do setor. Agora, vamos falar sobre as exportações. Em 2022 houve uma alta nessa modalidade. Esta correspondeu a 48% de todos os produtos exportados do Brasil. Em relação a 2021, o valor subiu mais de 23%.
Cenários em relação às expectativas para o agronegócio 2023
De acordo com a revista Forbes Agro, os dados fornecidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, temos cinco possíveis cenários para o ano. Agora, continue a leitura e confira.
1 – PIB do agro vs PIB brasileiro
Em primeiro lugar, você já sabe que enfrentamos um cenário de incerteza no Brasil. Contudo, em meio a essa instabilidade, podemos ter certeza de algo: o PIB do agronegócio terá um peso decisivo no valor total.
Se compararmos com o ano passado, o setor terá uma alta de 2,5% na participação. Logo, o ano será de recuperação.
2 – Produção total: uma das principais expectativas para o agronegócio 2023
Em primeiro lugar, podemos esperar um recorde! Isso porque, segundo o Ministério da Agricultura, o valor da produção total do Brasil será de R$ 1,250 trilhões. Logo, esse aumento do faturamento mostra 6% a mais do que no ano passado. Este foi marcado por dificuldades climáticas. Confira os detalhes desse aumento:
A produção vegetal (especialmente a soja) deve superar em 7% o ano passado. Do mesmo modo, irã representar R$ 873 bilhões do valor do faturamento do Brasil;
Em contrapartida, a produção de proteína animal terá uma alta mais modesta: 3%. Isso porque, em 2022, o setor teve uma queda no faturamento do país.
3 – Preços mais estáveis
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, os valores dos alimentos terão uma queda ou se manterão estável. Isso porque haverá um aumento na produtividade do setor.
Logo, dentre as expectativas para o agronegócio 2023, haverá uma estabilidade no setor. Isso favorece os produtores porque a demanda dos consumidores aumentará. Logo, a perspectiva é também de uma estabilidade maior para os trabalhadores do agro. Em relação, à diminuição dos valores dos alimentos, haverá uma queda de 4,5%.
Esse número representa um cenário muito diferente do que aconteceu em 2022. Afinal, aconteceu um grande aumento que representou a elevação de 13,4% dos preços.
4 – Recorde da produção de grãos: uma das mais otimistas expectativas para o agronegócio 2023
Em primeiro lugar, saiba que o país espera gerar mais de 312 milhões de toneladas de grãos. Em outras palavras, esse índice mostra um valor 15% superior à colheita dos dois últimos anos.
Entretanto, como citamos no início deste artigo, tudo depende do clima. Afinal, catástrofes climáticas podem pôr a perder plantações. Alterando, assim, os resultados.
4 – Aumento do volume de produtos de origem animal
Antes de mais nada, saiba que ainda não temos muitos dados sobre o setor. Contudo, há algumas pistas. Por exemplo, o valor do leite teve um aumento significativo no ano passado.
Logo, a demanda do consumidor caiu. Contudo, as expectativas para o agronegócio 2023 são o contrário. Afinal, a inflação para o setor de alimentos será mais baixa. Nesse sentido, o consumidor brasileiro aumentará as compras desse produto básico da dieta.
Em contrapartida, a pecuária também terá aumento na vertente de corte. Logo, esperamos uma produção mais alta de carne bovina. O setor de suínos também espera um resultado positivo. Contudo, de uma forma mais modesta.
Em relação à exportação de produtos bovinos, temos os Estados Unidos e a China como principais mercados. Contudo, o Japão, as Filipinas e a Tailândia também poderão expandir seus pedidos.
Em relação às expectativas para o agronegócio 2023, a carne de aves também terá um resultado positivo. Afinal, devemos exportar mais 3,7% de produtos em relação ao ano de 2022.
Agora, vamos falar sobre a piscicultura. Esse ramo é relativamente recente nas exportações do Brasil. Contudo, o país segue expandindo mercados e ganhando reconhecimento ao redor do mundo.
Nesse sentido, no ano passado, exportamos mais de sete mil toneladas de peixes. Em 2023, espera-se manter ou superar esse número expressivo.
5 – Uso de máquinas pesadas
É impossível falar sobre as expectativas para o agronegócio 2023 sem mencionar a importância das máquinas. Afinal, seja para a colheita ou o preparo do terreno para plantio, elas são aliadas da produtividade. Além disso, são fundamentais para algumas tarefas da pecuária.
Portanto, elas são decisivas para o desempenho do Brasil no agro. Nesse sentido, neste ano, haverá uma maior procura de pequenos e médios produtores por máquinas pesadas.
Você deve estar pensando que esse maquinário é caro. Contudo, existe uma solução que usa peças exportadas para criar pás carregadeiras e retroescavadeiras de mecânica simples e alto desempenho. Portanto, leia o próximo tópico e saiba mais.
Você já conhece a Forza BR?
As expectativas para o agronegócio 2023 são otimistas. Nesse sentido, se faz parte do agro, precisará de parceiros para ser mais produtivo e prosperar neste ano que se inicia.
Nossa empresa está há mais de 11 anos no mercado. Oferecemos máquinas pesadas e outros equipamentos com preço de fábrica. Estas, são feitas com peças de qualidade e montadas em território nacional.
As nossas máquinas são perfeitas para o setor de agro e ainda contam com uma mecânica sem complicações. Desse modo, as manutenções serão ágeis, sem burocracia e você ainda conta com assistência especializada em qualquer região do Brasil.
Além disso, trabalhamos com a modalidade de compra programada. Em outras palavras, você fará o pedido e receberá a sua máquina novinha em folha em três a quatro meses após o pedido. Assim, você poderá se organizar e planejar esse investimento com uma maior antecedência.
Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Se desejar saber mais sobre os nossos produtos e soluções, basta entrar em contato com o nosso time! Afinal, é uma satisfação contribuir para o desenvolvimento do agro e tornar as expectativas para o agronegócio 2023 ainda mais otimistas. Conte com a gente!